Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Porque vale a pena estudar e utilizar padrões de projeto?



        Sente-se desanimado em meio a tantas siglas e palavras desconhecidas? Talvez ache que programador tem que colocar logo a mão na massa (ou no teclado) e sair programando. Porque então dedicar tempo para estudar padrões de projeto?
   
        Vale muito a pena estudar padrões de projeto. Todos nós nos beneficiamos dos padrões em diversas áreas da vida. Pense por exemplo no corpo humano: o que aconteceria se cada indivíduo tivesse seus órgãos internos em um local diferente do corpo? Quanto trabalho daria ao cirurgião localizar primeiro onde se encontra tal órgão, entender suas particularidades para então começar uma cirurgia? Felizmente nossos corpos seguem um padrão, duas pernas, dois olhos, coração localizado no peito etc. E isso facilita sua 'manutenção'. Essa metáfora pode ser aplicada ao desenvolvimento de software. O uso de padrões de desenvolvimento trás uma série de benefícios.

      Ainda não se convenceu com a metáfora acima de que é benéfico o uso de padrões? Então vamos utilizar outra metáfora: Imagine se alguém lhe pedisse para construir um automóvel do zero. Mesmo de posse das peças certas, é provável que leve vários anos para conseguir. E uma vez terminado, o produto final talvez não colabore para uma manutenção por terceiros. Agora se você visitasse primeiro uma linha de produção de uma montadora de automóveis, veria como cada peça é encaixada, qual o lugar de cada uma no conjunto etc. Ou seja, alguém já gastou um bom tempo entendendo funcionamento correto de um automóvel, onde cada peça deve ficar, como encaixá-las, e tornou esse conhecimento disponível para a montadora construir automóveis da maneira certa, segura e ágil. Isso se aplica ao desenvolvimento de software. Muitos já construíram software da maneira errada e aprenderam lições disso. Outros construíram software da maneira correta e observaram os benefícios resultantes. Esse conjunto de experiências proporcionam um excelente conhecimento disponível. Podemos dizer que utilizar padrões de projeto é se beneficiar da experiência adquirida por outros.

        Se convenceu de que vale a pena estudar e utilizar padrões de projeto?

       Em próximos posts falarei de alguns padrões de projeto que devem estar em todos os projetos: DAO, MVC, Factory. Também explicarei outros que irão trazer ainda mais benefícios, como o Command, Front Controller e DI (Injeção de Dependências).



       Gustavo Marques.

Um comentário:

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...