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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Usando o Blender no desenvolvimento de Jogos 2D

Neste post irei mostrar o uso do Blender como ferramenta de apoio no desenvolvimento de jogos 2D com efeitos 3D.

Para ver o resultado final deste jogo que eu criei acesse: https://sites.google.com/site/asteroidsrain/

Eu criei no blender um modelo de uma nave, conforme abaixo:



No blender depois que você aprende a fazer extrusões e usar as teclas G, R, S já faz muita coisa.
Uma vez que meu modelo foi criado então eu posiciono a camera 3D de modo que o angulo de visão dela seja a lateral da nave. Feito isso teclamos a tecla I, que irá guardar a posição atual na timeline de animação.
Posição 1:


Depois posicionamos a vista da camera para a traseira da nave, avançamos um pouco o marcador da timeline e teclamos novamente em I para guardar essa segunda posição.
Posição 2:


Feito isso então, no mode de exportação em png, pressionamos control+f12 para executar a animação exportando cada quadro.
Eis o resultado:


O Blender trabalha com interpolação, isso quer dizer que ele irá calcular as posições intermediárias entre o ponto inicial e o final. Quanto maior o valor em quadros por segundo, mais imagens intermediarias serão geradas entre os dois pontos.

O Blender certamente facilita o trabalho. Esse movimento da nave leva em consideração reflexão de luz, deslocamento de sombra etc. Esses detalhes são difíceis de desenhar no braço.

De posse desses sprites, é só usar a programação na sua linguagem de preferencia para fazer a animação delas. Para saber como fazer a animação desses sprites gerador, consulte este post.

Espero que tenham gostado dessa dica, uso isso bastante nos jogos que eu faço.
No próximo post explicarei como usar o GIMP para acrescentar outros efeitos no jogo

Att,
Gustavo Marques.

Um comentário:

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