Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Criando um jogo de corrida 3D no blender

Olá pessoal,

Neste post explicarei de forma resumida como foi o processo de criação de um jogo que eu fiz no blender.
Confira abaixo alguns screenshots do jogo rodando:





Espera-se que o leitor já possua algum conhecimento no blender, vou postar alguns tutoriais de blender básico para ajudar aqueles que não possuem fluência na ferramenta.
Para fazer um jogo como esse, abra o blender e:

Terreno:

- Delete o cubo que vem por padrão e adicione um plano, esse será o terreno
- Adicione um material a esse plano, tal como a cor marrom ou verde
- Adicione outro plano sobre o anterior, afaste os dois no eixo Z
- Novamente adicione subdivisões a este outro plano, porém adicione até a largura das faces ficar da largura  que você deseja para a sua pista.
- Vá excluindo as faces do meio de modo a desenhar uma pista
- Adicione um material cinza nas faces que sobraram
- Os buracos que você fez nesse plano irão revelar o plano de baixo que é o terreno, assim dê algumas extrusões no plano de baixo entre esses espaços para criar relevo no terreno.
- Agora vá adicionando em ambos os planos o modificador Subdivision Surface para suavisar as faces.
- Dê também alguns Grab no eixo Z em alguns edges da pista para criar alguns quebra-molas.

Veja abaixo como deve ficar:


Na guia de física configure os dois como static para que a gravidade não os faça cair no infinito.

Carro:

- Adicione um cubo e vá modelando seu carro com extrusões.
- Colore seu carro adicionando materiais diferentes nas faces do parabrisa e da lataria.
- Na fisica dele, marque-o como dinamico e ator, para que as forças da fisica atuem no carro
- Posicione a camera atras do carro e faça-a segui-lo no atuador tipo Camera dela.

Veja:


Esse plano amarelo que vocês estão vendo na frente do carro eu coloquei para controlar a linha de largada.
Coloquei ele como invisivel ao rodar o jogo, porém adicionei um sensor do tipo colisão com o carro, para saber quando o carro cruzou a linha de largada.


Comandos:

Agora basta configurar na janela o game logic os comandos do carro

- Adicione sensores do tipo keyboard e nos atuadores desloque o objeto carro nos eixos X ou Y para ir para frente e para trás, e o rotacione no eixo Z para virar para os lados.
- Coloquei também um atuador do tipo sound ao teclar o acelerador e adicionei um som de aceleração para ficar mais realista.

Meu painel de game logic ficou assim:


Pronto, só rodar a game engine e se ficar bom, exporte o jogo para .exe para que rode fora do blender.

Até um próximo post

Gustavo Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...