quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Desenvolvimento de Games: Carregando imagens ao iniciar o jogo
O seu jogo provavelmente usará imagens nos sprites.
Para carrega-las você talvez use: (em java)
URL url = UmaClasse.class.getResource("imagem.png"); //ou de uma url qualquer
BufferedImage imagem = ImageIO.read(url);
g.drawImage(imagem, x, y, null);//desenha no graphcs
Porém esse código apresenta um custo operacional alto, pode ser acesso ao disco ou acesso a internet.
Se em cada ponto do game voce utilizar esse código para exibir imagens, seu jogo não será fluído, mas ficará travando.
Então uma boa dica é você carregar todas as imagens logo no inicio do jogo e guardá-las na memória. Se forem muitas imagens use um JProgress para mostrar que o game não travou.
Pode-se utilizar um map para guardar as imagens.
//inicio do jogo
//Map que vai guardar as imagens
HashMap<String, BufferedImage> imagens = new HashMap<String, BufferedImage>();
URL url = UmaClasse.class.getResource("imagem.png"); //ou de uma url qualquer
imagens.put("imagem1", ImageIO.read(url));
url = UmaClasse.class.getResource("imagem2.png"); //ou de uma url qualquer
imagens.put("imagem2", ImageIO.read(url));
//então use o map para pegar as imagens
//desenhando a imagem guardada
g.drawImage(imagens.get("imagem1"), x, y, null);//desenha no graphcs
Isso sem duvida vai melhorar a fluidez do seu jogo.
Mas talvez você se pergunte: Como eu mesmo posso fazer as imagens que utilizarei em meu jogo?
No próximo post explicarei como o Blender poderá ajudá-lo
Att,
Gustavo Marques.
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