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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Desenvolvimento de Games: Carregando imagens ao iniciar o jogo


O seu jogo provavelmente usará imagens nos sprites.

Para carrega-las você talvez use: (em java)

URL url = UmaClasse.class.getResource("imagem.png"); //ou de uma url qualquer
BufferedImage imagem = ImageIO.read(url);
g.drawImage(imagem, x, y, null);//desenha no graphcs


Porém esse código apresenta um custo operacional alto, pode ser acesso ao disco ou acesso a internet.
Se em cada ponto do game voce utilizar esse código para exibir imagens, seu jogo não será fluído, mas ficará travando.


Então uma boa dica é você carregar todas as imagens logo no inicio do jogo e guardá-las na memória. Se forem muitas imagens use um JProgress para mostrar que o game não travou.


Pode-se utilizar um map para guardar as imagens.


//inicio do jogo
//Map que vai guardar as imagens
HashMap<String, BufferedImage> imagens = new HashMap<String, BufferedImage>();

URL url = UmaClasse.class.getResource("imagem.png"); //ou de uma url qualquer
imagens.put("imagem1", ImageIO.read(url));

url = UmaClasse.class.getResource("imagem2.png"); //ou de uma url qualquer
imagens.put("imagem2", ImageIO.read(url));

//então use o map para pegar as imagens
//desenhando a imagem guardada
g.drawImage(imagens.get("imagem1"), x, y, null);//desenha no graphcs


Isso sem duvida vai melhorar a fluidez do seu jogo.

Mas talvez você se pergunte: Como eu mesmo posso fazer as imagens que utilizarei em meu jogo?
No próximo post explicarei como o Blender poderá ajudá-lo

Att,
Gustavo Marques.

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